Um certo Capitão Krokenun!

Parafraseando Érico Verissimo quero homenagear o Cacique da tribo dos Gaviões (Sul do Pará) onde estive em pesquisa para a dissertação de Mestrado no inicio dos anos 80, fiquei hospedada em sua casa, com sua familia e pude ver e admirar aquele homem notável, que fazia tudo para preservar a cultura de sua tribo da nossa(os brancos) influência nefasta! Não sei se tenho em minhas veias, mas gostaria muito de ter um pouco do DNA indigena. Nunca mais tive contato com os Gaviões, talvez por não querer sentir a dor de ver, o "Capitão" (categoria herdada dos brancos), perder a luta e de cabeça baixa, assistir aos jovens de então nao falar mais a língua deles e tomar fartamente CoCa Cola, beber , fumar, nao fazer mais a" corrida das toras" e ir aos poucos esquecendo os remédios feito de ervas para tomar nossos antibióticos, inevitáveis por conta das doenças que nos transmitimos à eles, torço até hoje quando vejo notícias de que grupos de índios jovens tentam salvar suas origens. Acredito ser um luta perdida, mas tomara eu esteja errada e o final seja como no filme "Avatar". A foto ao lado, me causa orgulho de estar pintada como uma das mulheres da tribo.