Cultura GLOBALIZADA





Esta foto do rótulo da Coca-Cola em azul é rara, e tem uma explicação interessante, eu a consegui para exibir em um trabalho acadêmico quando estudava na ECA/USP e fazia parte do grupo do NTC do Prof. Dr. Ciro Marcondes do qual muito me orgulho. O trabalho foi apresentado em Glasgow na Escócia e tratava do seguinte: assim como a festa do Sairé em Santarém (Pará) está cada dia mais famosa e visitada, a festa dos bois Garantido e Caprichoso em Parintins, (cidade do estado do Amazonas) na divisa com o Pará , a cada mês de junho atrai grandes navios de turismo internacionais e pessoas de todo canto, que invadem o lugar para ver a festa que divide a cidade em AZUL e VERMELHO (cores dos BOIS). O trabalho que eu apresentei mostrou a força da Cultura Local onde grandes "marcas" se curvam à vontade popular. Nos primeiros anos de popularidade, quem patrocinava a festa era a Coca Cola, que todos sabem ter um rótulo vermelho em suas garrafas internacionalmente conhecidas, mas, como resolver o patrocínio em uma Cidade onde metade das casas e pessoas vestiam AZUL? então a grandiosa empresa teve de curva-se à vontade popular e fazer rótulos azuis para não ser rejeitada. Em pesquisas minhas junto a agência que prestava serviços ao refrigerante, foi a única vez que a garrafa vestiu-se desta cor. Isto mostra a força da cultura local em oposição a Cultura Global. Só para matar a curiosidade de vocês, a empresa continua patrocinando, só que agora, através de seu Guaraná, aliás feito de uma fruta originária da Amazônia. No meu trabalho mostrei também outros dois bons exemplos parecidos. Esta postagem vai em homenagem aos 10 anos do outro Grupo (FILOCOM) de Pesquisas do Prof. Ciro que festeja 10 anos de atividades este ano.