Chuvas da Amazônia!




 Pesquisei no Google, para saber a diferença da chuva da Amazônia, para a de outras regiões brasileiras, e aí quem sabe voces me perguntem o 'porque'?acontece que já ouvi diversas vezes de pessoas que não são nativas de lá, sobre um espanto que sentem pela força com a qual nossa chuva chega, aí descobri que nossas chuvas são:

 "Convectivas são precipitações formadas pela ascensão das massas de ar quente da superfície, carregadas de vapor d'água. Ao subir o ar sofre resfriamento provocando a condensação do vapor de água presente e, consequentemente, a precipitação. São características deste tipo de precipitação a curta duração, alta intensidade, freqüentes descargas elétricas e abrangência de pequenas áreas.

As gotas de chuva com menos de quatro milímetros caem redondinhas. Quando são um pouco maiores, ficam com uma parte achatada por causa da resistência do ar. Parecem um grão de feijão. Quando ficam muito grandes e pesadas, podem se dividir antes de chegar à superfície.
“O mais forte são as gotas maiores, que são as mais pesadas. Então, quando elas caem, o que acontece, elas caem mais rápido, porque elas têm mais massa. E as menores, que a gente fala mais leves, elas demoram mais tempo”, acrescenta o professor Carlos Augusto Morales.
Durante uma chuva fraca, caem entre 100 e 500 gotas de chuva por metro quadrado. Quando a chuva é forte, são até dez mil gotas por metro quadrado." O bom disso tudo é que rapidamente o céu fica limpo , as ruas lavadas e o calor mais ameno.