O Açaí não é o vilão!


O Açaí nao é transmissor de doenças e nem hospedeiro do inseto "barbeiro". Isto é fruto do desmatamento na região ribeirinha onde nasce preferencialmente o melhor açaí. O que nós devemos cobrar é fiscalização da Secretaria de Saúde para a preparação do suco que como você vê abaixo na pesquisa da Embrapa de autoria de Sérgio Alves e Kelly Cohen é riquissimo e nao deve deixar de ser consumido, escrevo aqui, porque hoje este fruto do Pará é consumido até no exterior e o governo tem a obrigação de ditar as normas traçadas pelos 2 pesquisadores citados para eliminar possibilidades de doenças como tem sido veiculadas pela imprensa.
"O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados. Com relação às proteínas, possui teor superior ao do leite (3,50%) e do ovo (12,49%), enquanto o perfil em aminoácidos é semelhante ao do ovo.

O açaí possui elevado teor de antocianinas, contendo cerca de 1,02 /100 g de extrato seco. As antocianinas são pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides, sendo estes responsáveis pela cor do açaí. Além disto, possuem função antioxidante, que assegura melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose.

O consumo diário de um litro de açaí do tipo médio, com 12,5% de matéria seca, contém 65,8 g de lipídios, o que corresponde a 66% da ingestão diária requerida; 31,5 g de fibras alimentares totais, o que equivale a 90% das recomendações diárias e 12,6 g de proteínas, o que corresponde de 25% a 30% da quantidade nutricional diária necessária. O açaí é rico em minerais, principalmente potássio e cálcio e, dentre as vitaminas, pode ser destacada a vitamina E, um antioxidante natural que atua na eliminação dos radicais livres. "