Marseille/Marselha



Desde garota eu tinha paixão pela França, sempre dizia que nao morreria sem conhecer Paris, como creio em outra vida, sei que antes 'desta' , tive "uma" no Rio de Janeiro(outra fixacao infantil)e antes do Rio ,nasci na França( estou no teclado sem acentos, perdao)nao fui nenhuma nobre ,fui uma pessoa comum, mas tirando o Brasil, o unico local que me sinto em casa eh aqui. falo um pouco de frances estropiado,mas todos me entendem e eu entendo todos. nos ultimos anos,para um misto de orgulho e desespero dos meus filhos,resolvi viajar sozinha...Pois eh no momento estou em Marseille que me recebeu com um dia todo azul, começando pelo mar Mediterraneo e ceu. Fiquei encantada com o passeio de barco, a cidade é linda. Ainda mais vista do mar, a Ile d'If onde no romance de Alexandre Dumas o Conde de Monte Cristo ficou preso e as outras lindas ilhas. O antigo se mistura com o moderno nas bordas do mar compondo a particularidade das centenas de barcos ancorados. O povo daqui lembra o carioca no amor pelo mar e no momento aproveitam o finalzinho do calor. Ah, a unica desvantagem de voce viajar soh é que nao tem ninguem para tirar uma foto legal de voce...rs...